Minas On-line
Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Educação Sanitária

PDFImprimirE-mail

Educação sanitária é a denominação dada à prática educativa que induz um público a adquirir hábitos que promovam a saúde e evitem doenças, sejam dos seres humanos, dos animais ou dos vegetais. É um dos mais importantes elos entre os desejos e as expectativas dos governantes ao oferecer programas de saúde eficientes.

O foco da educação em saúde deve ser voltado para a população e para a ação. O objetivo é encorajar as pessoas a adotar e manter padrões de vida sadia, tomar decisões, tanto individuais como coletivas e despertar a consciência sanitária. É um processo permanente que acontece na medida em que o indivíduo constrói e aprofunda seu conhecimento, assumindo-se e situando-se em seu meio.

Considerar a educação em saúde como disciplina de ação significa dizer que o trabalho é dirigido para atuar sobre o conhecimento das pessoas para que elas desenvolvam juízo crítico e capacidade de intervenção sobre suas vidas e sobre o ambiente com o qual interagem.

A Educação Sanitária baseia-se nas mesmas premissas da Medicina. Existe uma fase de diagnóstico, dedicada a explorar os estados de consciência sanitária e uma fase de tratamento, cuja finalidade é atuar sobre o comportamento. 

As pessoas que trabalham em saúde precisam saber onde a população busca informações, em quem confiam e de quem aceitam informações. Em outras palavras, quem é ou quais são seus líderes. Quem trabalha em saúde precisa saber os métodos pelos quais as pessoas modificam as maneiras de pensar e sentir a respeito das práticas de saúde, bem como decidem agir por modificações.

 

 

 

IMA|

Cidade Administrativa Tancredo Neves - Ed. Gerais - 10º andar - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3915-1000

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades