Minas On-line
Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Curso de Educação Sanitária e Comunicação

PDFImprimirE-mail

O curso tem como objetivo proporcionar ao aluno graduado em Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Florestal, Medicina, Biologia, entre outras profissões, uma visão dos principais recursos, métodos, técnicas, meios de comunicação e diversas etapas de uma programação para o desenvolvimento da educação sanitária.

A educação sanitária é uma atividade estratégica e instrumento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária para promover o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade no cumprimento dos objetivos da defesa sanitária.

Na forma do disposto na Lei de Política Agrícola, educação sanitária em defesa agropecuária é o processo ativo e contínuo capaz de educar e desenvolver consciência crítica no público-alvo. A partir da necessidade de harmonizar os programas, projetos e ações de educação sanitária desenvolvidas principalmente pelos órgãos executores da defesa sanitária agropecuária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a Instrução Normativa nº 28, de 15 de maio de 2008, que cria o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária – Proesa.

Esse treinamento segue a metodologia e filosofia do Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Conesco) e da Organização Panamericana de Saúde. A educação sanitária surge como uma ferramenta fundamental para alcançar a melhoria do status sanitário de um município, estado ou país. O Brasil responde por mais da metade das exportações mundiais de carne, ainda ocupa posições de liderança em produção de café, soja, cana-de-açúcar, laranja. No entanto, na medida em que os mercados internos e externos pressionam por produtos agropecuários de maior qualidade e obtidos segundo  práticas sustentáveis faz-se necessário incluir o processo de aprendizagem para atingir os vários públicos da cadeia produtiva e do sistema de defesa agropecuária. O país deve estar preparado para lidar com exigências sanitárias, atenção à saúde e bem-estar do trabalhador rural e de toda a sociedade. Nesse cenário, a educação sanitária pode ser uma forte aliada.

O processo educativo se desenvolve por meio de metodologias variadas, utilizando-se de canais diretos e indiretos, com o objetivo de promover mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras no público envolvido (produtores e trabalhadores rurais, consumidores, comerciantes, lideres, escolares etc.). Com a aprendizagem adquirida as pessoas passam a mudar a sua conduta.

Com a metodologia utilizada neste curso, verifica-se que há um despertar da consciência do profissional para o seu papel na sociedade e possibilita a visualização da importância do seu trabalho com a comunidade e com sua equipe. O treinamento, limitado a 21 pessoas, promove também motivação pessoal, permitindo a descoberta do potencial dos participantes. Além do conteúdo técnico disponibilizado pelos instrutores, há uma análise individual do treinando em sua expressão corporal e verbal, paralinguagens, estilo e qualidade da apresentação física e conteúdo apresentado.

IMA|

Cidade Administrativa Tancredo Neves - Ed. Gerais - 10º andar - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3915-1000

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades