Minas On-line
Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Projeto de Apoio à Saúde Agropecuária

PDFImprimirE-mail

O IMA promove periodicamente, em diversas regiões do estado, cursos voltados para o treinamento de vacinadores autônomos, de forma a reforçar os trabalhos no combate à brucelose e na prevenção da febre aftosa no rebanho bovino mineiro. Esse treinamento é realizado por meio do Programa de Apoio à Saúde Agropecuária (Pasa), que é realizado em parceria com o SENAR Minas. Desde que foram criados os primeiros cursos, em 2002, já foram formados 1.800 vacinadores.

O carro chefe do programa é o treinamento de vacinadores autônomos contra brucelose, por esta vacinação requerer cuidados específicos. O serviço de defesa oficial do estado, na competência do IMA e através do Pasa, assume a responsabilidade da vacinação nas áreas onde não há médicos veterinários cadastrados ou em regiões onde eles não possam atender plenamente à demanda do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

O vacinador é capacitado com boas práticas na aplicação das vacinas de raiva, aftosa e brucelose e no reconhecimento dos sintomas das principais doenças dos programas sanitários no campo, incentivando a sua notificação ao IMA.

 

grafico-pasa

 

 

      

IMA|

Cidade Administrativa Tancredo Neves - Ed. Gerais - 10º andar - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3915-1000

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades