Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Fiscais agropecuários do estado do Maranhão visitam o IMA

PDFImprimirE-mail

reuniao-diretoria-do-ima-com-a-aged

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebeu entre os dias 29 e 31 de outubro na sede do Instituto,  na Cidade Administrativa, servidores da  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), órgão oficial de defesa agropecuária daquele estado. A visita teve o objetivo de apresentar aos servidores do Maranhão o trabalho da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do IMA, especialmente as ações voltadas para a fiscalização e inspeção dos estabelecimentos que produzem e comercializam cachaça em Minas, conforme delegação   do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que credenciou o Instituto, em junho desse ano,  para a realização desse trabalho.

 

Até então essas ações eram exclusivas dos fiscais do Ministério da Agricultura.  O IMA é o único órgão defesa agropecuária em todo o Brasil credenciado pelo Mapa para fiscalizar, entre outros, as boas práticas de produção e os padrões mínimos legais exigidos para a produção do destilado, como as condições higiênicos-sanitárias em todo o processo produtivo da bebida.

 

Os fiscais agropecuários da Aged conheceram todo a estrutura organizacional e tecnológica da área de inspeção vegetal do IMA e puderam participar de palestras técnicas e, ainda, visitar as instalações de um alambique em Prados (MG).

 

De acordo com o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do IMA Lucas Guimarães “o encontro foi uma importante troca de experiências e de análises conjuntas do serviço de inspeção de bebidas. O IMA contribui para a padronização dos processos de produção da cachaça, ao mesmo tempo em que estimula a regularização dos estabelecimentos que produzem e comercializam a bebida. É gratificante compartilhar essa experiência com nossos colegas maranhenses”, comemorou.

 

Confira os depoimentos dos servidores da Aged:

 

roberval-raposo“O principal objetivo de nossa visita foi conhecer o trabalho que o IMA realiza na inspeção vegetal e saber um pouco mais sobre o processo de implantação do serviço de inspeção de bebidas. Há no Maranhão produção significativa de cachaça, ou seja, é um setor com grande potencial para ser desenvolvido em nosso estado.” - Roberval Raposo, diretor de Defesa e Inspeção Vegetal da Aged.

 

filomena-carvalho“O IMA é referência em todo o Brasil. Viemos aprender com o este órgão tão importante para iniciarmos o trabalho de inspeção vegetal em nosso estado. Para tanto, é importante entender quais foram as dificuldades, caminhos, erros e acertos para que possamos otimizar a implantação deste serviço em nosso órgão” – Filomena Carvalho, fiscal agropecuária da Aged.

 

keila-teles“Nossa semana no IMA foi uma ótima experiência! Tivemos recentemente em nosso estado uma demanda muito alta de inspeção e, por isso, estamos buscando referência no sentido de toda estrutura e tecnologia usada pelo IMA  para implantarmos na Aged. Vamos voltar para o Maranhão com muito conhecimento para colocar em prática” – Keyla Teles, fiscal agropecuária da Aged.

 

edmara-pereira“Minas é referência em produção de bebidas. Sabemos o quão criterioso é o Ministério da Agricultura para delegar ao estado o serviço de inspeção vegetal. Viemos aprender com o IMA para que futuramente o Mapa possa também nos delegar a competência de inspeção de bebidas” – Edmara Pereira, fiscal agropecuária da Aged.