Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

IMA entrega primeiro selo SAT para produtor de café

PDFImprimirE-mail

sic-9

*Produtor Robinson, segundo da direita para a esquerda na foto

BELO HORIZONTE (08/11/2018) - O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) entregou na tarde desta quinta-feira, 8/11, o primeiro selo SAT (produto sem agrotóxico) para o produtor Robinson Antonio Coelho. A entrega aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC).

 

Robinson possui uma fazenda de 8 hectares no município de Santa Margarida, na região da Zona da Mata/Serra do Caparaó, onde produz 300 sacas de café especial.

“Sou produtor de café há muitos anos, mas foi a partir do IMA que começamos a nos interessar por esta ideia de sustentabilidade, que faz a diferença neste mercado e é a principal preocupação de novas gerações. Hoje, no mercado de café, não podemos mais ser medianos. O certificado é o atestado que o produtor precisa para ganhar credibilidade de processos e de produção. As assessorias do IMA e da Emater são o que realmente nos dá suporte”, relatou Robinson Coelho.

 

Bate-papo com produtores

sic-6

O Instituto Mineiro de Agropecuária participa da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece até 9/11 no Expominas, em Belo Horizonte. O evento reúne cafeicultores, exportadores, compradores, baristas e outros profissionais do ramo.

 

Na tarde desta quinta-feira, 8/11, a diretora geral do IMA Cristina Fontes e o diretor-técnico Thales Almeida participaram de bate-papo com produtores e técnicos do programa Certifica Minas Café, juntamente com o secretário de Agricultura Amarildo Kalil. O encontro permitiu a troca de experiências entre os técnicos do Programa e produtores.

 

Participou do encontro Flávia Barbosa, sócia diretora da exportadora Guaxupé, primeira empresa que comercializou o produto com o selo Certifica Minas Café.

 

Plantão técnico

 

O IMA também participa do evento com plantão técnico, onde servidores do Instituto esclarecem dúvidas de produtores e demais presentes ao evento, referentes ao Programa Certifica Minas Café.

 

Este programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a Emater-MG e a Epamig, juntamente com o IMA. O objetivo é a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras de estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional. Em 2017, foram comercializadas 1.197.814 sacras certificadas.

 

O gerente de certificação do IMA, Rogério Carvalho Fernandes, relata que a feira é importante por reunir em um mesmo ambiente produtores, empresas processadoras, cooperativas, torrefadoras e demais agentes do setor que compõem o mercado. Ao reunir todos esses segmentos, a feira possibilita o acesso a novas tecnologias e novidades de mercado, permitindo aos participantes a reciclagem de conhecimentos.

 

sic-1 Estão na foto, da esquerda para a direita - Arthur Maia, Mayara Sarsur, Teresa Assis, Rogério Carvalho, Bruna Fernandes e Debora Nicoli.