IMA realiza capacitação de médicos veterinários para emissão de GTA

teste

BELO HORIZONTE (22/02/2019) - As fiscais agropecuárias responsáveis pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, da Gerência de Defesa Sanitária Animal, Izabella Hergot e Laura Canedo e também Graciene Maciel e Melânia Carvalho, concederam hoje (22/02) treinamento para habilitação em emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) de Aves e Ovos férteis. Cinco médicos veterinários responsáveis técnicos compareceram e, após o treinamento, aguardam a habilitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para se tornarem aptos à emissão do documento.

A GTA é o documento oficial exigido para o transporte de animais dentro e fora do estado e está integrado à Base de Dados Única do Mapa, trazendo como vantagens a rapidez na rastreabilidade do trânsito de aves no estado, além de proporcionar o controle mais seguro destes animais nas granjas. As informações ficam disponíveis tanto para o IMA como para o Mapa assim que são adicionadas no Sistema Integrado de Defesa Agropecuária- Sidagro.

Tiago_Fonseca_2_-_Cpia

Para o médico veterinário Tiago Fonseca, que veio de Visconde do Rio Branco, o treinamento traz mais segurança para o profissional. “O curso vai agregar muito na minha carreira, pois vou emitir GTA no local onde trabalho e terei o conhecimento de todo o processo e legislação vigente”, disse Fonseca. Ele ainda salientou como é o acesso ao Sidagro. “ Pelo sistema a gente vê que todas as informações estão interligadas e que tudo está sendo fiscalizado. Isso não permite que o sistema seja burlado, por exemplo”.

Tiago_Pimentier_2_-_Cpia

Já Agnaldo Pimentier, médico veterinário de Sete Lagoas que está há sete anos no ramo avícola, ressaltou a importância do aprendizado. “O treino é excelente porque saímos daqui com mais sabedoria sobre saúde pública, entendendo o que é permitido ou proibido, segundo a legislação”.