Minas On-line
Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Sicca - Controle de Estoque - Dúvidas

PDFImprimirE-mail

 

     
                                         Sistema de Controle do Comércio de Agrotóxicos e Afins - Sicca                                                 
                   

  

 

Clique aqui para consultar o manual  usuário Sicca 

Clique aqui para consultar o manual exportação Sicca - (caso a empresa trabalhe com sistema  informatizado para a emitir notas fiscais).

Clique aqui para acessar o arquivo embalagens 

Clique para informações sobre a impressão do comprovante de entrega do relatório de controle de estoque 

 

 

Dúvidas frequentes
 

Fiz a solicitação de cadastro e não recebi o email com o login e senha de acesso, o que fazer?

O que pode acontecer é o e-mail enviado ir para uma pasta de spam ou lixo na conta de e-mail informada ou o usuário ter digitado seu endereço eletrônico incorretamente. Alguns servidores de correio (como o UOL) possuem um filtro anti-spam que solicita ao remetente (IMA) acessar uma página de confirmação e digitar um código para validar o usuário (estabelecimento) que enviou a mensagem. Neste caso, como o email é enviado pelo SICCA automaticamente, não há como validar essa transmissão. Se você não receber o email com as informações de login e senha, acesse no sistema a opção “Esqueci Minha Senha” e solicite uma nova senha. Lembre-se que o login é o CNPJ / CPF da empresa.

Nota Fiscal x Cupom Fiscal

O sistema consegue armazenar os dois formatos de documento fiscal. O modelo de importação de dados para o sistema SICCA é genérico, ou seja, não depende da forma do documento fiscal, ambos podem ser utilizados. Para o IMA não há nenhum problema na utilização de cupons fiscais ou de notas fiscais, desde que exista vinculação desses com as respectivas receitas agronômicas. Cabe ressaltar, que a afirmativa é valida para esse trabalho específico do IMA pois, não detemos conhecimento para respostas dos indicadores cobrados pela receita estadual ou por outros órgãos.

Para o preenchimento dos cupons fiscais, a série do documento deve conter as letras CF. Se o documento fiscal não possuir série, deverá ser inserido no campo série os números 00 (zero zero).

Consigo utilizar as notas fiscais eletrônicas (NF-e) na importação?

 A nota fiscal eletrônica possui todas as informações solicitadas no arquivo de importação de dados do SICCA. O usuário que conseguir o relatório das movimentações através do site da Receita deve organizar as colunas do arquivo da receita adequando ao modelo de importação do SICCA.

Como usar a rotina de importação?

 A importação de dados foi desenvolvida para que o estabelecimento pudesse transmitir os dados do seu sistema diretamente o para o SICCA sem necessidade de digitar todas as notas fiscais. Se o seu estabelecimento utiliza programa de computador para emitir as notas fiscais, você pode utilizar essa rotina de importação. Entre em contato com sua equipe de informática ou com a empresa que vendeu o sistema e solicite a criação do arquivo de importação conforme o modelo disponível no site do IMA.

Atenção! É de extrema importância que a rotina de exportação de dados do seu sistema possua uma seleção do período desejado. Se a quantidade de notas fiscais emitidas for muito grande, o arquivo de dados .csv também ficará muito grande e o SICCA poderá encontrar problemas para importá-los de uma só vez. Por isso, orientamos a dividir seu arquivo em um período menor que o semestral, por exemplo, mensalmente, assim a chance de sucesso na importação será maior.

Como faço para lançar o estoque de meus produtos no sistema SICCA?

A rotina para regularizar o estoque dos produtos já está disponível no sistema. Para informações sobre como cadastrar o estoque de seus produtos, faça o download do manual do usuário e vá para o tópico AJUSTE DE ESTOQUE.

Não consegui localizar um determinado produto no relatório do sistema, como cadastrar o estoque?

O relatório para ajuste de estoque só lista os itens que foram comercializados nas notas fiscais cadastradas. Não há como cadastrar um estoque de um produto que não foi lançado nas notas fiscais de ENTRADA ou SAIDA.

IMA|

Cidade Administrativa Tancredo Neves - Ed. Gerais - 10º andar - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3915-1000

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades