Minas On-line
Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Certificação Cachaça IMA/Cgcre-Inmetro

PDFImprimirE-mail




O IMA é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro como Organismo de Certificação de Produtos para cachaça, condição que confere à Instituição mais credibilidade e notoriedade em âmbito nacional e internacional no processo de certificação de produtos agropecuários. 

 

Etapa 2 - Solicitar a Certificação
 
  
Para solicitar ingresso no programa de Certificação, o interessado deve  preencher o formulário  Requerimento de certificação, anexar todos documentos solicitados e enviá-los para o endereço:
Instituto Mineiro de Agropecuária
Gerência de Certificação
Rodovia Papa João Paulo II, nº 4001
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Edifício Gerais - 10 andar
Bairro Serra Verde
CEP 31.630-901 - Belo Horizonte /Minas Gerais 

 
Etapa 3 - Análise da Documentação

Nesta fase, os documentos são analisados a fim de verificar se o estabelecimento está apto a atender os requisitos da certificação. Caso haja viabilidade é firmado contrato (modelo) entre o IMA e o interessado.


Etapa 4 – Auditorias

Após aprovar os documentos, o IMA envia a Proposta de serviço/plano de auditoria com informações sobre data, duração, componentes da equipe auditora, práticas que serão observadas e as taxas de registro e de auditorias - Cobrança de preços e taxas para certificação de conformidade.

Durante as auditorias iniciais e de manutenção são checados os procedimentos e as condições da produção de cachaça, como: matéria prima, área de cultivo, tratos culturais, colheita, moagem, fermentação, destilação, armazenamento, envelhecimento, envase, instalações, higiene e responsabilidade ambiental.  

Etapa 5 - Tratamento de não conformidades

Caso sejam detectadas não conformidades ou qualquer situação indesejável, o estabelecimento deve desenvolver um plano corretivo ou preventivo que terá a eficácia analisada pelos técnicos do IMA.
A descrição das não conformidades bem como as ações corretivas e preventivas devem ser descritas pelo produtor no documento Registro de não conformidade, ação corretiva e ação preventiva

Orientações para preenchimento do documento.


Etapa 6 - Concessão de Certificados e Selo

Na ausência de não conformidades e aprovados os procedimentos, o IMA emite o certificado de conformidade - Escopo Cachaça  e autoriza a impressão dos selos de certificação

O produtor deve informar a quantidade de selos que deseja confeccionar no formulário  autorização uso selo . O IMA analisa o potencial produtivo do estabelecimento e a necessidade  de selos requeridos. Cabe ao Inmetro o contato com o estabelecimento para detalhamento de taxas, gráficas acreditadas, prazos etc. 

O estabelecimento tem a opção de afixar os selos do Inmetro e do IMA ou somente o selo do Inmetro. 


Etapa 7 - Manutenção da Certificação

A Certificação é mantida caso se conservem os métodos e as práticas exigidas que são observadas nas auditorias de manutenção realizadas anualmente. As auditorias buscam garantir tanto a qualidade dos produtos quanto a credibilidade do processo de certificação.

Etapa 8 - Avaliação do Serviço   

Por fim, o interessado recebe a  avaliação de satisfação do cliente  que analisa o grau de satisfação sobre os serviços prestados pelo IMA. 


Valor da taxa: Sob consulta na Gerência de Certificação - gec@ima.mg.gov.br

 



 Dúvidas ou mais informações podem ser esclarecidas no telefone: (31) 3915-8774 ou
 gec@ima.mg.gov.br

 



IMA|

Cidade Administrativa Tancredo Neves - Ed. Gerais - 10º andar - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3915-1000

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades