Educação Sanitária

A educação sanitária é uma atividade estratégica e instrumento para promover a participação e inclusão da sociedade e dos setores agropecuários no cumprimento da defesa sanitária.

O processo educativo desenvolve, de modo contínuo, em programas e atividades que utilizam diferentes meios de comunicação para a difusão de conhecimento.

O objetivo é estimular a mudança de hábitos e desenvolver o sentido de responsabilidade coletiva e individual nos participantes das cadeias produtivas da agropecuária e na população.
Nas ações educativas são aplicados diferentes métodos para estimular e promover  mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras em produtores rurais, consumidores, estudantes e outros públicos envolvidos.Dentre elas estão as reuniões, dias de campo, demonstrações, contatos interpessoais entre outros

A metodologia educativa está inserida no trabalho do IMA,  sobretudo para programas de prevenção, controle e erradicação de doenças que acometem os rebanhos e são de importância econômica tanto para o produtor quanto para a pecuária mineira.  

Projeto Sanitaristas Mirins

O Projeto Sanitaristas Mirins, foi implantado pelo IMA em 2003 e desde então, de forma ativa, dissemina informações sobre a agropecuária para professores e alunos do ensino fundamental.

O objetivo é proporcionar conhecimentos e influenciar comportamento correto de estudantes e de seus familiares no que diz respeito à saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. O Projeto  foi idealizado para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas no estado de Minas Gerais. 

Os alunos são importantes aliados do desenvolvimento rural sustentável. E a educação formadora de profissionais e cidadãos capazes de compreender o ambiente em que vivem, sobretudo aqueles que pretendem continuar ligados às suas origens e assumir a atividade rural.

O Projeto Sanitaristas Mirins atua dentro e fora da escola. Em sala de aula todos os participantes recebem gratuitamente o Livro “A Educação Sanitária no dia-a-dia dos alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola”. Nas atividades extraclasses os alunos, acompanhados por técnicos do IMA, onde podem acompanhar de perto os procedimentos corretos de produção agropecuária saudável e de qualidade.

Antes de ser implantado nas escolas interessadas, o Projeto é apresentado e discutido com as Prefeituras, Secretarias Municipais de Educação, diretores e professores. Após aprovação os professores são treinados e recebem o livro didático específico do projeto. A partir de então, um profissional do IMA ficará responsável pela monitoramento e avaliação das atividades realizadas.

Educacaosanitaria2
Educacaosanitaria3
Educacaosanitaria4