Minas On-line
Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Aujeszky/Peste Suína Clássica

PDFImprimirE-mail

sugetao
Método utilizado
: ELISA.

Quem pode solicitar o exame: Somente o veterinário responsável técnico pela granja ou o médico veterinário do serviço oficial.

Coleta da amostra: O soro deve ser coletado pelo veterinário, acondicionado em frasco, identificado, congelado ou resfriado e enviado em caixa de isopor lacrada.

Valor da taxa: Sob consulta.

Prazo de liberação de resultados: Até 10 dias úteis.

Pagamento: Por meio do Documento de Arrecadação Estadual - DAE - emitido no Laboratório de Saúde Animal e nos escritórios do IMA ou em dinheiro pago no Laboratório.

Documentos necessários:

Formulário Monitoramento sanitário granjas certificadas

Formulário Monitoramento matadouro frigorífoco de suídeos

Formulário Colheita amostra estabelecimento criação de suídeos 

Formulário Colheita de amostras de suídeos asselvajados

 

  • Doença de Aujeszky

É uma virose infecciosa que ocorre em grande número de espécies animais em condições naturais, mas os suínos atinge grande importância econômica. A transmissão ocorre por via respiratória, por contato direto ou indireto com água e alimentos contaminados. Nos leitões com até 30 dias a mortalidade pode atingir 100%, e os sinais caracterizam-se por tremores musculares, movimentos de pedalagem, paralisia e morte. Em suínos adultos apresentam sinais clínicos mais brandos e nas fêmeas gestantes pode ocorrer morte dos embriões e aborto.

  • Peste Suína Clássica

É uma virose infecciosa que pode acometer os suínos de forma aguda ou crônica. Caracteriza-se por febre alta, prostração, hemorragia das membranas serosas, linfonodos, rins e baço´e também por anorexia, depressão, dificuldade de locomoção, manchas avermelhadas pelo corpo e conjuntivite. É de rápida propagação e alta mortalidade. O vírus é bastante resistente, persistindo por longos períodos em carnes salgadas ou congeladas. A transmissão ocorre pelo contato direto com animais doentes, pelo contato indireto nos piquetes e utensílios e pela ingestão de água e alimentos contaminados.


IMA|

Cidade Administrativa Tancredo Neves - Ed. Gerais - 10º andar - CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3915-1000

Todos os direitos reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades