Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Programa Nacional de Sanidade Suídea

PDFImprimirE-mail

 

O programa tem como objetivo controlar e erradicar as prinicpais doenças infecciosas que afetam o rebanho suídeo monitorando principalmente as doenças altamente contagiosas que acarretam embargo sanitário e econômico interenacional. O IMA controla o trânsito de suídeos por meio da emissão da Guia de Trânsito Animal - GTA, da realização de blitze e da promoção de ações educativas.


Cadastro e monitoramento

O IMA realiza o cadastramento das granjas comerciais e o controle das criações de subsistência e dos transportadores de suídeos. O controle inclui uma visita anual dos técnicos do IMA. Na visita é feita a atualização cadastral em que é verificado o número de animais, os aspectos de biossegurança, a vacinação, a comercialização, a tecnologia, o manejo aplicado e fornecidas orientações para manutenção da área livre de Peste Suína Clássica.

Granjas de reprodutores de suídeos certificadas

Pela importância econômica da suinocultura e necessidade de controlar a disseminação de doenças a níveis desejáveis de produtividade, foi estabelecida a certificação de granjas de reprodutores suídeos certificadas - GRSC - pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conforme a Instrução Normativa nº 19 de 15 de fevereiro de 2002.

A comercialização e distribuição, no território nacional, de suídeos destinados à reprodução, assim como a sua participação em exposições, feiras e leilões, são permitidas somente àqueles provenientes dessas granjas.

Para receber a certificação, a granja deve atender as condições estabelecidas na legislação, que inclui fatores relacionados à biossegurança e à sanidade dos rebanhos e a realização de exames para: Peste Suína Clássica, Aujeszky, Brucelose, Leptospirose e Sarna realizado por laboratório credenciado e tuberculose realizado na granja pelo veterinário responsável.

 

     
          Folheto Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica