Laboratório de Saúde Animal

A principal atividade do Laboratório de Saúde Animal está concentrada no diagnóstico das doenças que acometem os rebanhos de importância econômica para o Estado. Os resultados formam a base para que médicos veterinários, do IMA e da iniciativa privada, possam direcionar suas ações para o controle de enfermidades que fazem parte dos programas oficiais defesa sanitária animal.

Os principais exames laboratoriais são de brucelose, leptospirose, raiva, febre aftosa, anemia infecciosa equina (AIE), encefalopatia espongiforme transmissível (EET) com destaque para a doença da “vaca louca”, histopatologia, aujeszky, peste suína clássica (PSC) e sarna.

O Laboratório produz os meios para a coleta de material suspeito de doenças aviárias e vesiculares e controla a venda de antígenos para o diagnóstico de brucelose e tuberculose utilizados por veterinários habilitados cadastrados na Coordenadoria Regional de Belo Horizonte.

Faz parte da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio  acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Diagnósticos realizados 

Diagnóstico de anemia infecciosa equina
Diagnóstico de febre aftosa
Diagnóstico de brucelose e leptospirose
Diagnóstico de peste suína clássica
Diagnóstico de sarna
Diagnóstico histopatológico de encefalopatias espongiformes transmissíveis

Endereço: Av. do Contorno 1.707 - Floresta
CEP: 30.110-005 - Belo Horizonte - Minas Gerais
tel (31) 3213 8209, 3212 1953 fax (31) 3213 4263
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.